Ajude o blog a continuar sem anúncios com uma contribuição.

30 de agosto de 2010

Noções básicas do Gimp

Gimp é um dos mais conhecidos editores de imagens que existem hoje, com diversos recursos que o grandioso Photoshop possui só que totalmente gratuito. Com tantos recursos algumas noções para não se perder pelo software são essenciais.

- Ferramentas.
Para começar com a introdução do Gimp, visualize a figura abaixo :
Essa é a caixa de ferramentas do software, todas opções com uma caracterisca e função para criar e editar suas fotos e imagens. Desde o básico como borracha, lápis e pincel até ferramentas mais avançadas com ótimos recursos.


As ferramentas mais usadas são:


Tesoura: para recortar elementos de sua imagem com precisão, dectado por bordas.
Texto: permite escrever textos (palavr, frase) em sua imagem, podendo mudar a fonte, tamanho, posição, cor dentre outras.
Seleção retangular: seleciona uma região retangular, para aplicar efeitos ou outras ações sobre aquela parte selecionada.
Redimensionar: altera o tamanho da imagem, camada ou vetor.
Zoom: ajusta o zoom da imagem, muito usada para aplicar efeitos em detalhes pequenos da foto. Como por exemplo para retirada de pintas e manchas de pessoas.


Existem muitas outras ferramentas, basta ser curioso e descobri-las.

A barra de tarefas também abriga diversas ferramentas para editar nossas imagens, um dos menus que consequentemente mais vai usar é o menu Filtro, que contém diversas opções.


- Criar e carregar imagens no programa.

Mas antes de usar essas ferramentas temos que criar uma imagem ou carregar alguma do computador para editar. Para criar uma nova imagem clique em Arquivo> Nova... depois escolha o tamanho para essa imagem e pronto. Se deseja carregar uma imagem para edição entre em Arquivo> Abrir.


- Salvando uma imagem.
Para salvar uma imagem clique no menu Arquivo >Salvar ou salvar como. Uma janelinha irá abrir para você escolher o nome da imagem, onde salvar e a extensão (ex: GIF, JPG, PNG).
Claro, existem muitas outras extensões para salvar imagens no programa, basta olhar em Tipos de arquivo.


Veja Também :


0 comentários: