Ajude o blog a continuar sem anúncios com uma contribuição.

12 de maio de 2010

Como fazer um Backup do template do seu Blog

Infelizmente nem tudo são flores na vida de um blogueiro iniciante. Às vezes, com a pressa para adicionar um código novo ou fazer uma alteração que torne o blog mais interesse, corre-se o risco de perder tudo que já feito. Por causa da inexperiência pode-se perder horas e horas de trabalho. Este risco é fácil de ser eliminado, bastando para isso fazer um backup do template atual do seu blog. 
Isso é muito feito pois se algum código estiver errado, ou você esquecer de uma letrinha o template muda todo, com o backup feito você só terá de restaurar o modelo salvo novamente.
Para fazer isso é fácil, no seu blog vá em Design> editar HTML você verá o guia "Fazer backup/Restaurar modelo" clique em Baixar modelo completo, como demonstrado na figura abaixo.

Em seguida, será disponibilizado um arquivo no formato XML para ser baixado (download), escolha um local seguro em seu computador e salve-o lá.

Pronto. Você tem um backup do template do seu blog guardadinho na segurança do seu computador. 
Para restaurar esse template salvo basta fazer um upload do mesmo. Na mesma guia "Fazer backup/Restaurar modelo" você encontrará uma caixinha para upload parecida com esta que está aqui logo abaixo.
 

Clique em "Procurar" para localizar o arquivo que você salvou no seu computador. Depois encontrado, clique em "Fazer upload". Pronto o seu template será restaurado.


0 comentários: