Ajude o blog a continuar sem anúncios com uma contribuição.

21 de maio de 2010

Comandos Básicos do MS-DOS

O MS-DOS é o prompt de comando, a sigla DOS se refere a (Disk Operating System), ele se trata de um sistema operacional muito antigo que foi lançado na década de 1980. O DOS pela versão da MicroSoft então ficou MS-DOS, as siglas MS é a abreviação do nome da empresa.
Veremos alguns comandos básicos do DOS aqui nessa dica, prompt de comando é usado por ser baseado na execução de comandos digitados pelo úsuario.
Primeiro passo é saber onde fica o MS-DOS, no Windows XP para acessar o DOS basta ir no menu iniciar> executar> e procure por " CMD ".
Se nos demais Windows não abrir, o prompt estará nos acessórios na guia todos os programas.
Comandos :
DATE - Digite date para que a data apareça, esse comando portanto mostra a data atual, e mais você pode formatar se estiver errada, digite a nova data no formato dd-mm-aa (Dia, Mês, Ano) por exemplo: 21/05/2010.

TIME - tem uma certa semelhança com o comando date, só que em vez da data mostra as horas. que se estivér atrasado ou adiantado pode alterar também no formato hh:mm:ss ( Horas, Minutos, Segundos) por exemplo : 20:02:34.

DIR - comando que aparece o número da versão do sistema operacional que está usando, e o nome também.
CLS - este comando "limpa" a tela, ou seja, limpa todos os códigos que foram digitados até o momento no DOS.

MEM - Digitando mem no prompt as informações atuais sobre a memória do computador serão exibidas.
CHKDSK - Comando que checa a integridade e as especificações do disco mostrando informações sobre ela na tela. 
 
Essas são algumas das funções mais basicas do MS-DOS para iniciantes no assunto, a milhares de comandos para o DOS estes mostrados são os mais simples e que dá um bom inicio sobre o assunto.


Veja Também :


0 comentários: